[Filme] Muito Além do Jardim;

FICHA TÉCNICA:
Título Original: Being There
Diretor: Hal Ashby
Ano: 1979
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Idioma: Inglês
Duração: 120 minutos.




Sinopse: Chance é um homem ingênuo, que trabalhou a vida toda como jardineiro e que tem na televisão o único contato com o mundo. Ele não sabe ler e nem escrever, não tem carteira de identidade e nunca andou em um automóvel. Quando seu patrão morre, Chance é obrigado a deixar a casa e é atropelado pelo carro de um magnata, que acaba se tornando seu amigo. A partir daí, tudo o que Chance fala, e até mesmo quando ele se cala, passa a ser interpretado como algo genial.


Mais ou menos na mesma temática do "Enigma de Kaspar Hauser", um homem que não foi socializado - ou melhor, foi "socializado" pela televisão.

Serve ao intuito de percebermos que  o ser humano é, por excelência, social. Embora naturalizemos todo o processo de apreensão e de significação do mundo, como se isso nos fosse dado sem esforço, como se fosse inato, este tipo de filme mostra que sem o contato social, contato cultural, um homem não se forma como tal.


Além disso, a força da televisão como um dos elementos dessa formação é ressaltada.
Sem querer entrar numa discussão crítica do assunto (isto vocês deverão ver mais adiante, com o contato com outras teorias, por exemplo da Escola de Frankfurt), o importante aqui é perceber que a televisão já é uma das formas de auxílio no desenvolvimento de significado, reforça signos, possui uma característica de formação moral, de criação simbólica e de sentido do mundo.