[Livro] A Imaginação Sociológica

"O primeiro fruto desta imaginação - e a primeira lição da ciência social que a incorpora - é a ideia de que o indivíduo só pode compreender sua própria existência e avaliar seu próprio destino localizando-se dentro de seu período."
(MILLS, 1979)


Me permitam fazer um post totalmente pessoal.
É quase uma humilde e insignifcante homenagem ao senhor Wright Mills por ter tido a capacidade cognitiva, linguistica e a geniliadade de tratar a sociologia da maneira com que tratou nesta obra.

Este é, talvez, o meu livro predileto (do pouco) da teoria sociológica que eu já li até aqui.

É um livro que me fez entender a importância de se estudar sociologia, e abriu meus olhos para uma questão que eu considero das mais importantes para o sociológo: A Imaginação Sociológica.
Essa expressão nunca mais saiu da minha cabeça, e é a ela a qual me apego quando penso que minha cabeça está dando um nó, quando acho que não sei de nada, que não aprendi nada e que deveria ter desistido e ter feito engenharia [risos].

A imaginação sociológica é o que compreende a relação entre história e biografia dentro da sociedade. É a ideia de que o homem está interconectado entre sua vida privada, micro, cotidiana, e as transformações mais macros, históricas, políticas, institucionais.

E eu acho uma definição tão certeira, nítida, esperta, que quando li pela primeira vez foi quase como se eu tivesse descoberto a pólvora e, enfim, apertado o gatilho para o entendimento da ciência social.

É um dos livros que mais sinto vontade de fazer fichamento (dele inteiro!) e até hoje não pude empreender tal tarefa por pura falta de tempo.
Espero que leiam, e se for possível, que se apaixonem tanto quanto eu.



Dica 1: Se querem começar uma biblioteca de ciências sociais, ou estão afim de comprar algum livro mas estão em dúvida sobre qual, comprem este.
Dica 2: Cliquem na capa do livro para efetuarem o download.
Dica 3: Prometo que assim que eu conseguir elaborar o fichamento, disponibilizo-o por aqui.